terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O homem mais alto do mundo

Esta semana decidimos fazer uma descrição de uma imagem.
Nesta imagem, podemos ver o homem que em tempos foi o mais alto do mundo. Actualmelte o recorde pertence a outra pessoa porque esta pessoa que vemos está morta. Este homem chamava-se Robert Pershing Wadlow e tinha de altura 2,72m.
Curiosidade:
Idade – altura – peso
6 anos – 1,74m – 68kg
8 anos – 1,83m – 77 kg
11 anos - 2,00m – 95 kg
15 anos – 2,34m – 161 kg
20 anos – 2,61m – 218 kg
21 anos – 2,65m – 223 kg
22 anos – 2,72 m - 200kg
As suas mãos mediam 32,3 cm do pulso até a ponta do dedo médio e os seus pés tinham 47cm . Ele tinha problemas circulatórios nas pernas (muito compridas) e sentia pouco os pés. Por causa da má circulação e da ausência de tato, uma bolha passou despercebida por vários dias. Uma semana depois, instalou-se uma infecção fatal. Robert faleceu enquanto dormia, no dia 15 de julho de 1940. Ele foi enterrado em Alton. O caixão dele media 3,28 m e foi carregado por 12 homens. As lojas em Alton fecharam como sinal de respeito e 40.000 pessoas assinaram o livro de condolências no funeral.

comparatives and superlatives

When we want to compare nouns or verbs, we use the comparative and superlative forms of the corresponding adjectives or adverbs. These follow the same usage as the adjectives and adverbs they replace.

Examples:

comparatives


Harry Potter is more interesting than Hannah Montana.

























Ponte Vasco Da Gama is longer than Ponte 25 de Abril.


superlatives

















Monte Everest is the tallest mountain in the world.


The sun is the biggest star of the solar system.

Discriminação Racial


DISCRIMINAÇÃO RACIAL: Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Discriminação e perseguição com base na raça ou religião são claras violações desse princípios.
A discriminação racial e religiosa continua a ser um dos maiores problemas de direitos humanos no mundo actual, atingindo tanto minorias quanto, em alguns casos, populações inteiras.
A discriminação racial pode tomar muitas formas, desde a mais brutal forma de racismo - o genocídio e o apartheid, - até às formas mais encobertas por meio das quais determinados grupos raciais e étnicos são impedidos de beneficiarem dos mesmos direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais comuns a outros grupos da sociedade.
Está inscrito na Lei que todas as pessoas podem usufruir de inúmeros direitos, independentemente da côr, raça, estatuto social-económico ou mesmo, das suas ideias. Aos olhos de uma democracia e de uma sociedade que apela para a igualdade, os acontecimentos nem sempre demonstram que somos todos iguais.
Os negros, ciganos, asiáticos, indianos, chineses, japoneses e tantos outros que povoam o nosso país de brandos costumes, são pessoas iguais aos portugueses. De carne e osso, cujas únicas diferenças são uma pele mais escura, uns olhos mais rasgados ou um vestuário totalmente diferente daquele a que nos habituámos a ver.
Para mais informações sobre os Direitos Humanos e sobre as Nações Unidas podem consultar este site: http://www.gddc.pt/direitos-humanos/index-dh.html

A família em francês

Nós esta semana decidimos falar sobre a família em francês.


Esperemos que gostem.

La famille - a família

Le père -o pai
La mère - a mãe
Les parents - os pais
Le grand-père - o avô
La grand-mère - a avó
Les grand-parents - os avós
Le parrain - o padrinho
La marraine - a madrinha
L'oncle - o tio
La tante - a tia
Le cousin - o primo
La cousine - a prima
Le beau-père - o padrasto
La belle-mère - a madrasta
Le fils - o filho
La fille - a filha
Les enfants - os filhos
Le frère - o irmão
La soeur - a irmã

Países e Capitais da União Europeia



  1. A união Europeia (U.E.) é constituida por 27 países.
Países - Capitais:


Portugal - Lisboa

Espanha - Madrid

França - Paris

Luxemburgo - Luxemburgo

Bélgica - Bruxelas

Reino Unido - Londres

Irlanda - Dublin

Dinamarca - Copenhaga

Holanda - Amesterdão

Alemanha - Berlim

Áustria - Viena

Itália - Roma

Grécia - Atenas

Suécia - Estocolmo

Finlândia - Helsínquia
Estónia - Talin

Lituânia - Vilnius

Letónia - Riga

Polónia - Varsóvia

República Checa - Praga

Eslováquia - Bratislava

Hungria - Budapeste

Malta - Valeta

Chipre - Nicósia

Roménia - Bucareste

Bulgária - Sófia

O Gueto de Varsóvia

Nós escolhemos este tema por causa da exposição que está junto ao Centro de Recursos da nossa escola.

O Gueto de Varsóvia (estabelecido a 16 de Outubro de 1940), foi o maior gueto judaico estabelecido pela Alemanha Nazi na Polónia durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.
Nos três anos da sua existência, a fome, doenças e as deportações para campos de concentração reduziram a população de um total estimado de 380.000 para 70.000 habitantes. O Gueto de Varsóvia foi a primeira insurreição massiva contra a ocupação Nazi na Europa.
Apesar disso, a maioria das pessoas que estiveram no Gueto de Varsóvia foi gaseada no campo de extermínio Nazi de Treblinka.
Um dos mais famosos prisioneiros do gueto foi o pianista polaco Wladyslaw Szpilman.

Imediatamente após a ocupação alemã da Polónia em 1939, os alemães começaram a planear o isolamento da população Judaica de Varsóvia num Gueto. Nessa altura, a administração do Generalgouvernment ainda não tinha sido completamente organizada, e haviam interesses conflituosos entre os três principais poderes: a administração civil, o exército e a SS. Sob estas circunstâncias, o conselho judaico, ou Judenrat, liderado por Adam Czerniakow, conseguiu atrasar o estabelecimento do Gueto por um ano, sobretudo apelando aos militares a considerar como os judeus eram um recurso laboral importante.

No entanto, o Gueto acabou por ser estabelecido pelo Generalgouverneur alemão da Polónia Hans Frank em 16 de Outubro de 1940. Nesta altura, a população do Gueto atingiu um montante estimado de 380.000 pessoas, cerca de 30% da população de Varsóvia. No entanto, o tamanho do gueto era de apenas 2,4% do tamanho de Varsóvia. Os judeus de toda a cidade foram obrigados a deslocar-se para este sector. Os Nazis fecharam então o acesso ao gueto de Varsóvia do resto da cidade. em 16 de Novembro de 1940, construindo um muro em seu redor.
Durante o próximo ano e meio, judeus de cidades e vilas mais pequenas foram trazidos para o gueto, enquanto que doenças, (especialmente o tifo) e a fome (as rações para judeus eram oficialmente limitadas a apenas 184 kcal por dia, ao contrário das 1800 para polacos e 2400 para alemães em Varsóvia), mantiveram o total de habitantes do gueto no mesmo número, aproximadamente.
Durante o próximo ano e meio, judeus de cidades e vilas mais pequenas foram trazidos para o gueto, enquanto que doenças, e a fome (a alimentação para judeus era oficialmente limitada a apenas 184 kcal por dia, ao contrário das 1800 para polacos e 2400 para alemães em Varsóvia), mantiveram o total de habitantes do gueto no mesmo número, aproximadamente.

Em 22 de Julho de 1942 teve início a expulsão em massa dos habitantes para os campos de concentração. Nos 52 dias seguintes, cerca de 300.000 pessoas foram levadas para o campo de concentração de Treblinka ou assassinadas mesmo em Varsóvia.

A situação dos restantes 55.000 ou 60.000 habitantes melhorou então ligeiramente. A fome acabou e as casas sobrelotadas tornaram-se agora vazias. Os judeus que puderam permanecer trabalhavam como escravos para fábricas alemãs dentro do Gueto ou viviam em fuga.

Isto tudo acabou com uma revolta antinazi em 1943.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uma lenda do Egipto


Esta semana, vamos falar de uma «lenda do Egipto» que aprendemos na aula de história.

A lenda fala de um rei chamado Osíris. Osíris governava o Egipto e era casado com Ísis.

Osíris tinha vários irmãos chamados: Nêmes, Set e Ísis. Set era o deus do vento do deserto e tinha uma enorme inveja do irmão Osíris.

Um dia Set organizou uma festa e, durante a festa, foi buscar um baú. Depois, perguntou aos convidados quem conseguiria caber lá dentro. Ninguém conseguiu, a não ser Osíris. No momento em que Osíris entrou no baú, Set fechou-o muito bem e atirou-o para o rio Nilo.

A mulher de Osíris desconfiou que tivesse acontecido qualquer coisa ao seu marido pois ele não regressava da festa, por isso ela própria foi procura-lo.
Quando o encontrou dentro do baú, levou-o a Anúbis para ele o ressuscitar. Set ficou furioso quando descobriu que Osíris tinha sido ressuscitado e resolveu mata-lo novamente. Cortou-o em pedaços e espalhou os mesmos pelo mundo.

Ísis, quando descobriu, foi pedir a irmã Nêmes para a ajudar a encontra-lo.
Quando encontraram todos os pedaços de Osíris, Ísis levou-os a Anúbis e ele conseguiu dar-lhe vida. Por isso Osíris passou a ser o rei dos mortos.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Nosso Último Carnaval

Olá! Nós somos o Miguel, a Joana,a Madalena e o Joel. Nesta aula decidimos abordar o tema do Carnaval, visto que essa quadra se está a aproximar.

Olá, sou o Miguel. No meu último Carnaval atirei balões de água aos meus amigos e enrolei-lhes muitas serpentinas. Uma vez os meus amigos deciram atirar bombinhas de mau cheiro durante as aulas e por azar o Tomás estava sentado oa pé de um amigo que ia atirar. O Tomás depois de ter estado algum tempo ali, ficou branco como a neve e quando a professora viu teve de o mandar para ao pé da janela.

Olá, sou o Joel. O meu último Carnaval foi muito divertido. Atirámos balões de água. Costumo vestir o fato de homem aranha e divirto-me muito com ele. Costumo ir ver as marchas de Carnaval e os carros alegóricos.

Olá, eu sou a Madalena. O meu último Carnaval foi passado na pele de uma índia numa festa na Serra Nevada em Espanha. Como estava muito frio fizemos a festa em casa. Foi animada na mesma pois preguei as típicas partidas de Carnaval.
Os espanhóis que viviam nesse bairro estranharam muito os fatos, as pinturas e as partidas, pois em Espanha era só na semana seguinte...

Olá, eu sou a Joana. O meu último Carnaval foi passado nas vestes de uma bruxa que gostava de atirar serpentinas pela rua, atirar balões de água aos amigos, atirar ovos e rir muito! Estive com os meus amigos no centro Cívico de Carnaxide onde fizemos muitas traquinices e nos divertimos muito. Lembro-me como se fosse ontem.Estava uma bela tarde de sol e este estava no ponto alto. Estávamos todos molhados e a rir como se o mundo fosse acabar.
Eu adorei o meu último Carnaval.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Comparative e superlatives adjectives

COMPARATIVE

Se o adjectivo tem apenas uma sílaba, uma adjectivo curto acrescenta-se -er:
exemplo old + er = older


Se o adjectivo termina num e mudo acrescenta-se - r
exemplo large +r = larger


Se o adjectivo termina numa vogal e numa consoante acrescenta-se - er no final
exemplo: big + ger = bigger


Se o adjectivo terminar numa consoante e o y ; o y, transforma-se em i e acrescenta
-se - er
exemplo easy + ier = easier


Se o adjectivo tem duas ou mais sílabas ou seja é um adjectivo largo, acrescenta-se more antes do adjectivo.
exemplo intelligent + more = more intelligent



SUPERLATIVES

Se o adjectivo tem apenas 1 sílaba, acrescenta-se - est.
exemplo: tall + est = tallest


Se o adjectivo termina num e mudo acrescenta-se - st
exemplo: large + st = largest


Se o adjectivo terminar numa consoante e o y ; o y, transforma-se em i e junta-se - est
exemplo: big + gest = biggest


Se o adjectivo tem duas ou mais sílabas ou seja é um adjectivo largo, acrescenta-se most antes do adjectivo.
exemplo: impostant + most = moste important


Para formar o superlativo coloca-se the do grau superlativo.
exemplo: important = the most important

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Titanic


Titanic é um filme baseado em factos reais.
Era um navio com 2700 passageiros que chocou com um icebergue, que o fez afundar, 1523 pessoas caíram ao mar e de todas essas apenas 6 sobreviveram.
Titanic afundou a 15 de Abril de 1912, em 2 horas e 40 minutos.
Era chamado " O navio dos sonhos " e agora está no fundo do mar.
James Cameron é o realizador deste filme.
O filme Titanic é sobre o romance entre Rose Dewitt Bukatter ( Kate Winslet ) e Jack Dawson
( Leonardo Dicaprio ). Rose era uma rapariga que viajava em 1ª classe e Jack um rapaz que viajava em 3ª classe.
Eles conhecem-se quando Rose queria saltar do navio para se suicidar, mas Jack impediu-a.
Jack e Rose acabam por se apaixonar, apesar de ninguém da família de Rose aprovar e ela estar noiva.
A vida deles estava prestes a mudar de uma maneira que ninguém poderia imaginar, tal como a vida de todos os outros passageiros.
O seu romance acaba com aquela tragédia. Jack morre mas antes disso faz Rose prometer que seguiria em frente e que teria uma vida feliz. Ela faz o que prometeu e no fim do filme ela morre, e volta para o Titanic, onde encontra Jack novamente, e todas as outras pessoas que ela amava e morreram no navio.
Titanic é uma linda história de amor mas também é uma história muito triste.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é celebrado em vários países. É uma ocasião especial para todos os casais. E concretiza-se no dia 14 de Fevereiro.
O amor é tema para muitos escritores, músicos, pintores, cientistas...
É provavelmente o tema mais tratado no mundo!
O amor é algo que se sente por alguém, faz-nos sentir bem, mas por vezes deixa-nos um pouco em baixo.
"Amo-te" é uma expressao universal. Não há país no mundo cujo vocabulário não a inclua.
E para vocês, um "Amo-te" universal:

Japonês: Kimi o ai shiteru
Italiano: Ti amo
Alemão: Ich liebe dich
Russo: ya tyebya Lyublyu
Filipino: Mahal kita
Árabe: Ana behebak (masculino)
Ana behebik (feminino)
Chinês: Goa aì lí (Amoy) Ngo oi ney (Cantonês)
Espanhol: Te amo

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Fábula

A Fábula é uma narrativa breve e concentrada numa acção simples, cujas personagens são geralmente animais, que pensam agem e sentem, como seres humanos. Esta narrativa tem como objectivo transmitir uma lição de mural.

Existem muitas fábulas como por ex: "A Cigarra e a Formiga", "O cão e a sombra" e "A videira e a cabra".

O cão e a sombra

Era uma vez um cão, que levava um naco de carne na boca. Passava numa ponte sobre o rio quando viu a sua sombra reflectida na água lá em baixo. Pensando que era outro cão com um segundo naco de carne , o insaciável cão não resistiu a atirar-se à água para lhe roubar a carne. É claro que, em vez de lhe roubar o segundo naco de carne perdeu o que tinha, que caiu ao fundo do rio.
Moral da história: quem tudo quer tudo perde!

Os modos.

Modo indicativo-indica factos, certezas:

- Presente ( eu estudo );
- Futuro (eu estudarei );
- Pretérito Perfeito ( eu estudei );
- Pretérito Imperfeito ( eu estudava );
- Pretérito- Mais- que -Perfeito ( eu tinha estudado ).

Modo condicional- possibilidade que depende de uma condição:

- Presente ( eu estudaria ).

Modo conjuntivo- hipótese, dúvida, desejo...:

-Presente ( eu estude );
-Pretérito Imperfeito ( eu estudasse ).

Exemplos:

Modo conjuntivo

Verbo andar

Presente:

Eu ande
Tu andes
Ele ande
Nós andemos
Vós andeis
Eles andem

Pretérito Imperfeito:

Eu andasse
Tu andasses
Ele andasse
Nós andássemos
Vós andásseis
Eles andassem

Modo condicional

Presente:

Eu andaria
Tu andarias
Ele andaria
Nós andariamos
Vós andarieis
Eles andariam

1-Eles diziam que o teste era fácil.
1.1-Diziam-está no pretérito imperfeito do modo indicativo.

2-Embora esteja bom tempo, não vamos sair.
2.1-Esteja-está no presente do modo conjuntivo.

3-Eu andaria se não estivesse aleijado.
3.1-Andaria-está no presente do modo condicional.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A nossa caracterização física e psicológica

Nós decidimos falar sobre a caracterização fisíca e psicológica do nosso grupo.
O Pedro é alto, magro, usa óculos, tem um cabelo grande e castanho e tem olhos castanhos.
É divertido, engraçado, simpático e está sempre na brincadeira.
O Gonçalo é baixo e magro, tem cabelo castanho e olhos castanhos.
Psicologicamente ele é inteligente, divertido e simpático.

O que está escrito acima foi feito pelo Pedro e pelo Gonçalo.

Vou caracterizar fisica e psicologicamente a Daniela.
Fisicamente, a Daniela é alta, de pele morena, cabelos e olhos castanhos.
Em termos psicológicos é calma, atenciosa, cuidadosa, amiga dos amigos e está sempre feliz.
É uma óptima pessoa!

Fisicamente a Dennyse é pequena, tem os olhos e o cabelo castanho e tem a pele muito morena.
Psicologicamente é simpática, imprevisível e de humor muito variável.
Está sempre com um sorriso na cara, é muito querida!

Realizado por: Dennyse e Daniela.

Clube da Água


O que é o clube da água?
O clube da água é um clube para crianças e jovens dos 4 aos 16 anos, com o objectivo de promover o consumo e o uso consciente da Água, criado pelos SMAS de Oeiras e da Amadora.
Como posso ser sócio deste clube?
Ser sócio deste clube é muito fácil e não custa nada. Para seres sócio deste clube basta teres uma fotografia e a autorização das pessoas que vivem contigo.
Inscreve-te no site http://www.clubedaagua.com/ ou por correio através das fichas de inscrição que o clube distribui nas escolas e eventos.
O que ganhas em ser sócio?
Ao seres sócio ganhas um cartão de sócio que te dará descontos e vantagens nos seguintes lugares: no Aquário Vasco da Gama, Teatro Lua Cheia, 7ªEssência Escola de Surf e Bodyboard, GLAUCA - Escola de Mergulho, entre muitos outros.
PS: Se fizeres alguma actividade na qual não tenhas desconto, podes mandar um e-mail a solicitar uma parceria com o clube da água.

O território Italiano

O território italiano, predominantemente montanhoso, com excepção da planície do Pó na região da Emilia-Romagna, estende-se dos Alpes ao Mar Mediterrâneo, onde se situam as ilhas da Sicília, da Sardenha, de Elba e cerca de 70 ilhas mais pequenas. Na península italiana existem dois pequenos Estados independentes: a Cidade do Vaticano, em Roma e a República de São Marinho.
Os principais sectores da economia italiana são o turismo, a moda, a construção mecânica, os produtos químicos, o sector automóvel e a alimentação. As regiões do Norte contam-se entre as mais ricas da Europa em termos de rendimento.
A capital da Italia é Roma. A península italiana foi o berço do vasto império Romano, que deixou um imenso património arqueológico, cultural e literário.
A Itália foi um dos fundadores da U.E (União Europeia).
População: 60 milhões de habitantes.
Superfície total: 301 263 km².


Para mais informações:
http://europa.eu/abc/european_countries/eu_members/italy/index_pt.htm

O Faraó Tutankhamon

Desta vez decidimos falar do Faraó Tutankhamon.
Este faraó nasceu no Egipto por volta de 1346 a.C. Era filho do Faraó Akhenaton.
Ainda existem muitas dúvidas sobre a vida de Tutankhamon. Foi o último faraó da 18ª dinastia. Durante seu curto período de governo, levou a capital do Egito para Memphis e retomou o politeísmo, que havia sido abandonado pelo pai Akhenaton.
Alguns pesquisadores acreditam que tenha sido vítima de uma conspiração na corte e, possivelmente, tenha sido assassinado com um golpe na cabeça, pois o crânio da múmia do faraó apresenta uma perfuração.
Estudos mais recentes efectuados na múmia do faraó revelaram que a causa mais provável da sua morte tenha sido malária. Tutankhamon era também portador de uma doença conhecida como Kohler-Freiberg que provoca inflamação em cartilagens e ossos dos pés.

Tesouros de Tutankhamon

A importância atribuída para este faraó está relacionada ao facto do seu túmulo situar-se no Vale dos Reis e por ter sido encontrado intacto. Nele, o arqueólogo inglês Howard Carter encontrou, em 1922, uma grande quantidade de tesouros. O corpo mumificado de Tutankhamon também estava no túmulo, dentro de um sarcófago, coberto com uma máscara mortuária de ouro. O caixão onde estava a múmia do faraó também é de ouro maciço. No tumulo de Tutankhamon foram encontradas mais de cinco mil peças (tesouros). Entre os objectos estavam jóias, objectos pessoais, ornamentos, vasos, esculturas, armas, etc. Durante a escavação do tumulo de Tutankhamon, alguns trabalhadores da equipa morreram de forma inesperada. Criou-se então a lenda da Maldição do Faraó. Na parede da pirâmide foi encontrada uma inscrição que dizia que morreria aquele que perturbasse o sono eterno do faraó. Porém, verificou-se depois que algumas pessoas morreram após ter respirado fungos mortais que estavam concentrados dentro da pirâmide.

Os materiais escolares em francês

Les objects scolairs:

-la crai - giz

-la règle -a régua

-le tableau noir - quadro preto

-le livre -o livro

-la trousse - estojo

-le cahier -o caderno

-le crayon - lápis

-la feville -a folha

- le stylo - caneta

-le cartable -mochila

-les crayons de couleur -lápis de cor

-les ciseaux -a tesoura

-les feutres - marcadores

-le ruban adhésif - fita cola

-la gomme - borracha

-le correcteur - o corrector

-la colle - a cola

-le taille-crayon - o afia

Os Deuses do Antigo Egipto

Os egípcios eram um povo extremamente religioso. Eram politeístas, isto é, acreditavam na existência de vários deuses.
Amon-Rá era o deus do Sol -"O mais venerado e pai do Faraó";
Osíris, que os egípcios acreditavam ter sido o primeiro rei-deus a governar a terra egípcia e que presidia ao julgamento dos mortos;
Ísis, a esposa de Osíris e mãe de Hórus, o deus-falcão, protector dos faraós;
Outras divindades igualmente veneradas eram: Maat, deusa da verdade e da justiça;
Anúbis, deus dos embalsamamentos ou da mumificação.
Os deuses egípcios, na sua maioria, simbolizavam forças da natureza e eram imaginados como seres benéficos e protectores. Os egípcios representavam os deuses umas vezes com formas animais, outras vezes com a forma humana, e, outras vezes, ainda, com forma mista, humana e animal.
Os egípcios acreditavam na vida para além da morte.
Após a morte, a alma iria comparecer no Tribunal de Osíris, onde seria julgada.
Eles também tinham vários ritos funerários: um deles era a mumificação dos mortos.
A construção de grandes túmulos foi uma manifestação de culto dos mortos.

O templo egípcio é composto por cinco compartimentos:
1 – Pilone, grande porta de entrada;
2 – Obelisco;
3 – Pátio ao ar livre;
4 – Sala hipostila com tecto sustentado por colunas;
5 – Santuário, com a estátua do deus.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Imperador Romano - Júlio César

Gaius Julius Caesar foi um líder militar e político da Républica. As suas conquistas na Gália estenderam o domínio romano até ao Oceano Atlântico: um feito de consequências dramáticas na história da Europa.
Este imperador nasceu por volta de 100 a.C., de uma família romana de classe alta, de antiga linhagem; dizia-se descendente dos primeiros reis de Roma.

César cresceu em meio a intensos conflitos políticos que arruinaram a decadente República Romana. Ligado por família e casamento aos reformistas populares, liderados por seu tio Caio Mário, César teve sorte de escapar com vida quando o grupo rival conservador, Optimates (Partido da Nobreza), se impôs na ditadura de Sila, em 81 a.C. O revés retardou progressos na carreira do jovem ambicioso César, e ele só alcançou proeminência quando tinha mais de 30 anos. César começou a chamar atenção mais por escândalos do que por talento. Era insaciável mulherengo, famoso pelos casos com mulheres casadas – talvez pai de um dos seus assassinos, Marcos Brutus. Para se destacar em cargo público gastou bem mais do que as posses permitiam, endividando-se profundamente. Assumiu uma posição política de populista radical defendendo, por exemplo, a distribuição de terras para veteranos de guerra e pobres. Não tinha a confiança da elite romana, que o considerava sem escrúpulos na ânsia por riqueza e poder.

Em 60 a.C., César fez aliança particular com o rico e poderoso general e político Marco Licínio Crasso e com Pompeu, o mais vitorioso general de Roma, com o intuito de dominarem a política romana. César era o membro mais novo da aliança (o primeiro triunvirato), mas ela lhe garantiu a eleição de cônsul, o mais alto cargo do Estado. Depois foi nomeado para governar as províncias romanas da Gália (atual França), onde foi enérgico e implacável nas campanhas contra tribos célticas e germânicas. Cesar não se limitou a seu território. Cruzou o Reno e fez incursões na Alemanha; ao norte, alcançou o rio Tâmisa, na Britânia. As vitórias lhe trouxeram riqueza e glória, além de instrumentos para alcançar o poder; compartilhou privações e perigos nas marchas e batalhas com seus legionários, os enalteceu e os recompensou, que em troca eram mais leias a ele do que a República.

No final de 50 a.C., o Senado, controlado por Pompeu, ordenou a César o desmobilizar as legiões depois da conclusão do bem-sucedido governo de dez anos na Gália. César recusou-se a obedecer e atravessou com as legiões o rio Rubicão, que separava a Gália Cisalpina (região da Gália ao sul dos Alpes) da província da Itália. Ocupou com facilidade Roma e iniciou guerra aberta contra Pompeu pelo domínio do mundo romano. Depois de dois anos de luta, em agosto de 48 a.C., César conseguiu a vitória na batalha de Farsalo. Pompeu foge, mas é morto no Egito um mês depois. Apesar de os filhos de Pompeu, Sexto e Gneu continuarem com a guerra civil até 45 a.C., a extraordinária habilidade militar de César lhe deu o poder supremo que buscava.

Durante seu breve governo, César revelou zelo por inovação e reforma. Reduziu pela metade o número de cidadãos romanos dependentes da ração de pão do Estado, enviando os destituídos para colônias na Itália e no exterior, e reformou o calendário. Mas demonstrou também grande arrogância. Por exemplo, a República havia no passado nomeado um “ditador” temporário, líder com poderes excepcionais para lidar com emergências, mas César assumiu o papel permanente, e divulgou o fato em moedas.

Em 15 de março de 44 a.C, César planejou comandar um exército contra os partas, no Oriente Médio. Um grupo de senadores comandados por Caio Cássio, Longino e Marco Brutus, motivados por ideais republicanos e desejo de defender privilégios, conspirou para matá-lo antes de deixar Roma. César foi esfaqueado na Cúria, onde iria discursar no Senado. A morte causou distúrbios e, ironicamente o fim da República que os assassinos queriam restaurar. Dois anos depois de sua morte o Senado o aclamou deus. É lembrado até hoje como talentoso e grande líder militar. Seu nome foi adorado e usado como título por todos os imperadores romanos.

As conjunções...

Nós hoje vamos falar sobre as conjunções.
As conjunções são palavras invariáveis que servem para ligar frases ou elementos da frase.

Conjunções Coordenativas:

Copulativas= e; nem;
Adversativas= mas; porém; todavia; contudo;
Disjuntivas= ou;
Conclusivas= logo; portanto;

Conjunções subornativas:

Temporais= quando; enquanto;
Causais= como; porque; pois;
Condicionais= se;
Comparativas= como; conforme;
Finais= para que;
Concessivas= embora;
Consecutivas= que;
Completivas=que; se.

Exemplos de exercícios:

1-A capa do livro chama a atenção porque as cores são vivas.
Porque= é uma conjunção subornativa causal.

2-Se quiser fazer uma pesquisa sobre o autor, procuro na internet.
Se= é uma conjunção subornativa condicional.

3-Está a chover, portanto não vou à piscina.
Portanto=é uma conjunção coordenativa conclusiva.

4-Este livro foi um êxito, mas nem muita gente gostou.
Mas= é uma conjunção coordenativa adversativa.

5-Gosto de ver um bom filme como gosto de ler um bom livro.
Como= é uma conjunção subornativa comparativa.

Programas de Televisão na América

Esta semana, na aula de Inglês, falámos sobre os tipos de televisão na América tais como:

  • Cartoons (Desenhos animados)
  • Talk shows (Discussão de um tema)
  • Documentaries (Documentários)
  • Sports programmes (Programas de desporto)
  • The News (Noticiários)
  • Soap Operas (Telenovelas)
  • Quiz Shows (Concursos de problemas)
  • Reality shows (Programas)
  • Police drama (Drama policial)
  • Comedy programmes (Programas de comédia)

Deixamos em baixo algumas imagens de exemplo. Até para a semana!

















Doenças sexualmente transmissiveis




Decidimos escolher um dos temas abordados nas aulas de Formação Cívica.
As doenças sexualmente transmissiveis. Escolhemos uma das muitas que existem "A sida".

A SIDA: Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa.
Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções variadas ou certos tipos de cancro. Ainda não foi descoberta a cura para a sida, sendo esta mortal.

Sintomas: Apenas alguns desenvolvem. Ao serem contagiados, os primeiros sintomas são muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Se o inchaço durar 3 meses, está quase confirmado que essa pessoa é portadora do vírus.

Formas de contágio: : (...) Partilhar seringas , relações sexuais com portadores, sexo oral,transmissão ao feto pela mãe, tatuagens com agulhas não esterilizadas, partilhar objectos cortantes e pessoais (lâminas, escovas de dentes, máquinas de barbear (...)

Formas de prevenção: Não é aconselhavél ter relacões com portadores do virus, mas caso isso aconteça devem usar-se SEMPRE métodos contraceptivos. Apesar de isso não garantir a proteção total da pessoa.

Como encontrar a Estrela Polar

Não há constelação mais conhecida e mais fácil de localizar do que a Ursa Maior. Quando se prolonga cinco vezes a distância entre as estrelas Alfa e Beta desta constelação, também chamadas estrelas guardas da Ursa Maior, encontra-se a última estrela de cauda da Ursa Menor: a Estrela Polar.

A Estrela Polar só é vista pelos habitantes do hemisfério Norte, encontrando-se no alinhamento do eixo de rotação da Terra quando prolongado para Norte. É por isso que a Estrela Polar nos indica o ponto cardeal Norte e nos parece a única que não se move no céu durante a noite.

Eça de Queirós


José Maria de Eça de Queirós nasceu na Póvoa de Varzim, 25 de Novembro de 1845 e morreu em Paris, 16 de Agosto de 1990. É um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de importância reconhecida, de Os Maias e O crime do Padre Amaro.

Em 1861, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Aqui, juntou-se ao famoso grupo académico da Escola de Coimbra.

Terminou o curso em 1866 e fixou-se em Lisboa, exercendo simultaneamente advocacia e jornalismo.

Foi na cidade do Lis que elaborou O Crime do Padre Amaro. Trata-se de uma obra polémica, que causou protestos da Igreja Católica, ao ser publicada, sendo uma das obras do escritor português mais difundidas por todo o mundo.

Em 1886, casou com D. Maria Emília de Castro, uma senhora fidalga irmã do Conde de Resende. O seu casamento é também sui generis, pois casou aos 40 com uma senhora de 29.

Em 1888 foi com alegria transferido para o consulado de Paris. Publica Os Maias e chega a publicar na imprensa Correspondência de Fradique Mendes e A Ilustre Casa de Ramires.

Nos últimos anos, escreveu para a imprensa periódica, fundando e dirigindo a Revista de Portugal.

Anne Frank

Annelisse Maria Frank nasceu em Frankfurt a 12 de Junho de 1929 e morreu a 31 de Março de 1945, num campo de concentração na Alemanha.
Anne era uma adolescente de origem judaica, como todas as outras, mas sentia-se muito só.
Era filha de Otto Heinrich Frank e Edith Frank-Hollander e tinha uma irmã mais velha chamada Margot.
No seu aniversário ofereceram-lhe um diário, mas ela não gostava da ideia de ver aquele caderno como o diário, por isso chamou-lhe Kitty e escreveu nele como se estivesse a escrever para uma amiga.
No seu diário escrevia o que pensava e o que sentia.
Anne e a sua família, juntamente com mais quatro pessoas (Peter, Dussel, Sr. e Sra. Van Daan) viveram 25 meses durante a Segunda Guerra Mundial, num anexo de quartos por cima do escritório do pai dela, em Amsterdão, depois de receberem uma carta a dizer que iam ser deportados.
Miep Gies, mais uma pessoa que a ajudava, e que estava lá quando Anne e a sua família foram levados pelos alemães, ainda é viva e actualmente mora na América.
Anne Frank e sua família foram mandadas para o campo de concentração de Auschwitz, na Polónia. Mais do que um campo de concentração, era também um campo de extermínio. Idosos, crianças pequenas e todos aqueles que fossem considerados inaptos para o trabalho eram separados dos demais para serem mortos de imediato.
Todos estes tristes acontecimentos foram devidos a Adolf Hitler, um ditador alemão que achava que tinha de criar uma raça perfeita de pessoas brancas, loiras e de olhos azuis, e para isso tinha de fazer os judeus desaparecer.
Anne Frank e o resto da sua família morreram nos campos de concentração, a não ser o seu pai, que acabou por sair e algum tempo depois encontrou o diário da sua filha, que mais tarde seria publicado e traduzido em 68 linguas como "O Diário De Anne Frank".