construído semanalmente em Área de Projecto pelos alunos do sétimo ano, turma E, da E.S. Prof. José Augusto Lucas
terça-feira, 29 de março de 2011
Dante Alighieri
A vida marinha afectada pelos derrames de petroleo
A amizade
Direcções
Tom Sawyer
A Biografia de Giotto
Vamos mostrar agora algumas imagens das suas obras:
terça-feira, 22 de março de 2011
Forças
A força pode vir dos músculos, dos pistões do motor, mas também de um íman que exerce uma força sobre a peça de ferro ou da Terra que exerce a sua atracção sobre todas as coisas, podem ser medidas por um dinamómetro e a unidade do S.I é o newton (N).
As forças podem ter origens diversas mas têm uma característica que as identifica e serve para as definir: uma força é qualquer causa capaz de fazer iniciar ou modificar o movimento de um objecto. Quando o corpo se põe em movimento, abranda ou muda a sua direcção de marcha, isto significa que está submetida a uma força; se, pelo contrário, continua parado ou prossegue, imperturbável, a sua trajectória em linha recta, as forças que actuam sobre ela são nulas ou compensam-se recíprocramente. O comprimento do vector indica a intensidade da força que actua na direcção e sentido da seta. Assim, o nosso peso é representado por um vector vertical que aponta para baixo, no sentido do centro da Terra, quando a força motriz que actua sobre um automóvel é representada por um vector orientado para a frente e para trás, conforme o automóvel acelera ou trava. Há no Universo, quatro tipos de forças. As forças gravitacionais, actuando sobre qualquer corpo dotado de massa, mantêm-nos "presos" ao chão e governam o movimentos dos corpos celestes. As forças electromagnéticas, responsáveis pelo funcionamento dos nossos aparelhos eléctricos, permitem-nos enviar sinais de rádio ou acender uma lâmpada. As outras duas forças, que actuam apenas a distâncias comparáveis com as dimensões dos núcleos atómicos, são as forças nucleares fortes e as forças nucleares fracas. Hoje em dia, os físicos tentam descobrir se estes quatro tipos de forças estão realmente separados ou se, pelo contrário, se trata de quatro manifestações de uma única "Superforça".
Dia mundial da poesia e da árvore
Esta semana, vamos falar do dia mundial da poesia e da árvore.
O dia mundial da árvore ou o dia mundial da floresta, celebra-se dia 21 de Março. A primeira celebração, realizou-se em 1972, num estado norte americano.
O dia mundial da poesia, foi criado com o propósito de promover a leitura e a escrita. Este dia, é tambem celebrado dia 21 de Março.
Agora, nós vamos fazer um poema sobre o dia mundial da poesia e da árvore:
A água é azul, faz parte do mar,
O ar não tem cor, pois só se sente o frio ou o calor,
A terra é colorida, pois tem vida,
Precisamos deles para sobreviver e na natureza há sempre vida,
onde se esconde toda esta magia.
Esta poesia foi elaborada por Mariana Tânger e Ana Sousa.
O Cavaleiro da Dinamarca
Enquanto viajava, uma tempestade violentíssima quase lhe destruiu o barco, tendo-o obrigado a permanecer em Itália. Aí conheceu várias cidades - Ravena, Veneza, Florença e Génova -
onde fez diversos amigos, como o Mercador de Veneza, que lhe contou a belíssima história de amor de Vanina e Guidobaldo, a história de Giotto e Dante, Pêro Dias... Após inúmeras peripécias , o cavaleiro consegue chegar à floresta em que vivia, mas uma tempestade quase lhe provoca a morte. No entanto, anjos acendem pequenas estrelas no abeto que ficava em frente à sua casa, guiando-o até ao calor do seu lar e da sua família...
Quando ele ia pela floresta pensou seguir o rio até sua casa mas não o encontrou... Este foi desviando-se mais para Norte até que lá ao longe viu uma luz que se destacava pela sua grandeza... Esta, era a luz de sua casa.O cavaleiro não sabia disto, mas ainda assim resolveu ir atrás da luz, encontrando a sua casa. É por essa razão que se enfeitam os pinheiros no Natal e essa é a grande história do cavaleiro da Dinamarca.
Dia Mundial Da Árvore
Pensem no quanto podemos:
Mitologia Grega
Teoria da Deriva dos Continentes e Teoria da Tectónica de Placas
Dia Mundial da Poesia
1º Poema
De quantas graças tinha, a Natureza
De quantas graças tinha, a Natureza
Fez um belo e riquíssimo tesouro,
E com rubis e rosas, neve e ouro,
Formou sublime e angélica beleza.
Pôs na boca os rubis, e na pureza
Do belo rosto as rosas, por quem mouro;
No cabelo o valor do metal louro;
No peito a neve em que a alma tenho acesa.
Mas nos olhos mostrou quanto podia,
E fez deles um sol, onde se apura
A luz mais clara que a do claro dia.
Enfim, Senhora, em vossa compostura
Ela a apurar chegou quanto sabia
De ouro, rosas, rubis, neve e luz pura.
Luís de Camões
2ºPoema
Um dia
Um dia, gastos, voltaremos
A viver livres como os animais
E mesmo tão cansados floriremos
Irmãos vivos do mar e dos pinhais.
O vento levará os mil cansaços
Dos gestos agitados irreais
E há-de voltar aos nosso membros lassos
A leve rapidez dos animais.
Só então poderemos caminhar
Através do mistério que se embala
No verde dos pinhais na voz do mar
E em nós germinará a sua fala.
Sophia de Mello Breyner
3ºPoema
O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.
terça-feira, 15 de março de 2011
Tipos de misturas
As misturas heterogéneas são aquelas em que é mais fácil distinguir visualmente todos os componentes porque têm aspecto diferente ao longo da sua extensão.
Nas misturas homogéneas não é possível distinguir os seus componentes porque têm o mesmo aspecto em toda a sua extensão.
Exemplos: mistura líquido: água e álcool, mistura sólido: cobre com zinco, mistura gasoso: oxigénio, azoto, dióxido de carbono, vapor de água.
A localização da Grécia
A Grécia antiga tinha um território maior que o de hoje. Era constítuida por várias ilhas e
colónias espalhadas pelo mar Mediterrânio e mar Negro.
No séc.VIII a.c., ouve um grande aumento da população, das terras férteis e das matérias-primas.
O solo da Grécia é muito montanhoso e de difícil acesso. O clima é no geral seco, tendo assim verões secos e quentes. Os cursos de água são raros e pouco importantes, por essa razão as terras cultivadas são escassas.
Em meados do séc.VIII a.c., pequenos povoados agruparam-se e deram origem às pólis ou cidades-estado. Estas eram independentes, tinham a mesma língua, costumes e crenças.
Observação Astronómica Nocturna
Esta observação nocturna vai ser realizada com dois telescópios.Durante esta serão mostrados objectos celestes de variados tipos: estrelas, planetas - a Lua e os seus pormenores, galáxias, aglomerados abertos e fechados, nebulosas, estrelas múltiplas, etc. Para além da observação com instrumentos será feita identificação a olho nu de constelações, estrelas, austerismos... e também em cartas celestes recorrendo a projecção de vídeo.
Para mais informações:
ESPJAL http://www.esproflucas.net/
Via Láctea http://www.via-lactea.pt/
Elementos da esfera terrestre.
As torturas da PIDE
Alguns dos métodos da PIDE para castigar as pessoas que conspiravam contra o governo eram:
A tortura do sono, que consistia em não deixar as pessoas dormir, e quando elas estavam quase a adormecer levavam com um balde de água ou com uma bufetada. A tortura de sono mais longa foi a de um engenheiro que demorou 1 mês;
A tortura do calor, que consistia em prender as pessoas no forte de Peniche, e como o tecto era feito de chapas de zinco, aquecia muito. As pessoas como não tinham água e como os únicos alimentos que tinham eram salgados, enlonqueciam e confessavam as coisas importantes para a PIDE;
As selas eram de extermos não tinham camas e as temperaturas variam ora para muito quente, ora para muito frio.
Quando as pessoas saiam, algumas suicidavam-se, outras ficavam dependentes do alcool e das drogas e ainda algumas mudavam de nome e não regressavam para junto das famílias.Tsunamis
As ondas do mar geradas por eventos geológicos catastróficos em regiões oceânicas, como os sismos de forte magnitude com ruptura superficial, as erupções vulcânicas e os movimentos de massa (deslizamentos) submarinos, são actualmente designados por tsunamis.
Os tsunamis são ondas com períodos e comprimentos de onda muito grandes. As ondas geradas pelo vento, no meio do oceano, e que rebentam na costa portuguesa têm frequentemente períodos de cerca de 10 segundos e comprimentos de onda da ordem de 150m. Pelo contrário, os tsunamis têm comprimentos de onda que podem exceder 100km e períodos da ordem de 1 hora.
Devido ao seu enorme comprimento de onda, os tsunamis comportam-se sempre como ondas em propagação em águas pouco profundas. Considera-se que uma onda se propaga em águas pouco profundas quando a razão entre a profundidade e o comprimento de onda é muito pequeno.
Como em águas pouco profundas a velocidade das ondas é igual à raiz quadrada do produto da aceleração da gravidade pela profundidade, tal significa que no Atlântico ao largo de Portugal, onde as profundidades das planícies abissais é da ordem de 4 000 a 5 000 metros, a velocidade de um tsunami varia entre 700 e mais de 800 km/h (isto é, velocidade análoga à de um avião comercial).
No Pacífico os tsunamis são frequentemente gerados por sismos que ocorrem nas zonas de subducção, propagando-se por toda a bacia oceânica.
Atendendo a que a razão a que uma onda perde energia está inversamente relacionada com o comprimento de onda, os tsunamis não só se propagam a alta velocidade como também se podem propagar através de distâncias muito grandes apenas com pequenas perdas de energia.
O estudo de um tsunami é, geralmente, dividido em três fases:
- formação da onda devido à causa inicial e propagação próximo da fonte;
- propagação em oceano aberto (águas profundas);
- propagação em águas costeiras (águas pouco profundas) onde, como resultado da baixa profundidade, se verifica forte deformação e empolamento da onda, culminando com a sua rebentação e espraio.
Londres
terça-feira, 1 de março de 2011
Biografia de William Shakespeare
O que Pensamos Sobre a Vida Escolar
2 - De não compreender o professor. ( 5 votos)
A influência do facebook
A famosa rede social faceboock criada por Mark Zuckerberg a 4 de Fevreiro de 2004 tornou-se a rede com mais utilizadores do mundo. Desde 2009, o facebook alcançou mais de 500 mil milhões de utilizadores.
O facebook tem influência na vida pessoal e até na vida profissional dos seus utilizadores. No momento em que começam a abrir clínicas para tratar viciados em Facebook, percebemos que algo de muito importante está a acontecer na maior rede social da internet. Esta nova geração de viciados do século XXI, como alguns psiquiatras estão a descobrir, apresenta sintomas físicos e psicológicos semelhantes à adição a substâncias como a nicotina, o álcool ou comprimidos. Parece piada, mas não é. Chama-se Facebook Addiction Disorder (FAD) e é uma perturbação psicológica derivada da Internet Addiction Disorder, diagnosticada pelo psiquiatra norte-americano Ivan Goldberb.
EM CONCLUSÃO:
Apenas com estes dados não podemos concluir que possa existir uma crise nas redes sociais, mas quando quase metade dos utilizadores deste tipo de redes declaram utilizar o Facebook algumas vezes durante a noite ou logo pela manhã assim que acordam. Perante estas evidências temos de ponderar se estes utilizadores não sofrerão de algum tipo de vício das redes sociais. A partir deste estudo parece também evidente que este tipo de redes sociais começam a substituir as fontes convencionais de noticías.
Fonte:
http://www.new-digital.net/facebook/dependencia-do-facebook-ja-tem-tratamento-especializado/
Carnaval em diversas cidades
Em Veneza, o carnaval, ao contrário dos outros paises, é silencioso e convida os turistas a verem a beleza e originalidade das máscaras. Esta festa é sempre espectacular, sobretudo pelas suas fantasias. O carnaval costuma ser na praça de São Marcos.
Em Nova Orleães, acontece o maior carnaval dos Estados Unidos da América, o Mardi Gras (terça-feira gorda). Durante o Mardi Gras, as pessoas desfilam pelas ruas da cidade, a usar vários trajes exóticos, a fazer uma grande algazarra. O ponto de encontro é a Avenida Clair Borne, onde há muitas fantasias esquisitas.
Our favourite band - The Black Eyed Peas
Behind the Front (1998)
Bridging the Gap (2000)
Elephunk (2003)
Monkey Business (2005)
The E.N.D. (2009)
The Beginning (2010)
Monkey Business Tour (2005–2006)
Black Blue & You Tour (2007)
The E.N.D. World Tour (2009–2010)
The Beginning Massive Stadium Tour (2011)
Best Rap/Sung Collaboration (Where is the Love - 2004)
Best Rap Song (Don't phunk with my heart - 2006)
Album of the Year (The E.N.D. - 2010)