terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As cores

Existem vários sistemas de classificação das cores. O sistema trenário é o mais utilizado e tem como base três cores primárias a partir das quais se obtêm, da mistura duas a duas, proporcionalmente as secundárias e desproporcionalmente outras possibilidades de tonalidades.
As cores primárias:
- Magenta
- Azul ciano
- Amarelo
As cores secundárias:
- Verde - Amarelo + Azul
- Laranja- Magenta + Amarelo
- Violeta - Azul ciano + Magenta
Cores quentes:
- Amarelo
-Laranja
-Vermelho
Cores frias:
-Azul
-Verde
-Violeta
Cores neutras:
-Branco
-Cinzento
-Preto
O preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.
O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza.
O vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.
O verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
O amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.
O laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.
O azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
O roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.
Para mais imformações vá a:

1 comentário: