terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os Jogos Olímpicos

Esta semana decidimos dedicar-nos ao desporto, por isso vamos falar sobre os Jogos Olímpicos.
Os jogos olímpicos remontam ao período da Grécia antiga, onde faziam parte dos festivais religiosos. Embora existissem muitos festivais deste tipo , apenas quatro ( os jogos Pan - Helénicos), ultrapassavam um carácter local e eram abertos a participantes de todas as regiões e colónias gregas. Os jogos assumiam o nome dos locais que, de quatro em quatro anos, os acolhia: Píticos; Nemeus; Ístmicos ou Olímpicos.
Os diversos jogos eram dedicados a vários Deuses, realizando-se nos recintos dos santuário ou proximo dos recintosPíticos , em honra de Apolo, realizavam-se em Delfos e os Ístmicos ,em honra de Poseídon, realizavam-se em Corinto; os Nemeus , em Nemeia, honravam Zeus.

Que prémios recebiam?
Nos jogos piticos, os atletas recebiam coroas de loureiro como prémio. Nos Nemeus, eram ramos de aipo(tipo de árvores). Nos jogos Ístimicos, os vencedores recebiam ramos de pinheiro. Os ramos de oliveira, eram para os vencedores Olímpicos.
A homenagem aos vencedores tinha lugar no último dia dos Jogos Olímpicos.

No início todos os atletas eram amadores; com o passar do tempo começaram a receber prémios monetários, não só pela vitória como pela simples participação nos jogos. A única excepção a esta prática foram os jogos olímpicos.

Que jogos se jogavam antigamente?
Os jogos que se jogava antigamente eram:
- Boxe

- Luta Livre (os combates são brutais e não se tomam precauções para evitar os ferimentos)
- Lançamento de Disco  (de pedra polida ou metal)
- Remo
- Pentatlo (compreende cinco provas: dardo, disco, salto em comprimento, luta e corrida)
- Salto
- Corrida ( os concorrentes, sem sapatos e com o corpo untado, tomam lugar numa linha de partida de pedra
- Pankration (luta similar ao boxe, são permitidos todos os golpes, incluindo o estrangulamento)
- Corridas Equestres (nestas corridas não há obstáculos, o cavaleiro apeia-se e conduz o cavalo à meta)
- Corrida de mensageiros e Trompeteiros.

No ano 391 da nossa era, o imperador romano Teodósio I, proibiu por decreto todos os cultos pagãos que incluiam jogos olímpicos, o que significava o fim provisório do movimento olímpico.

Em 426, o imperador romano Teodósio II, mandou queimar o Templo de Zeus e mais alguns edifícios. Pode ter sido este o último ano em que os Jogos Olímpicos da Antiguidade se realizaram.

O fim dos jogos olímpicos foi várias vezes vaticinado, perante crises políticas, no entanto a ideia olímpica resistiu às duas guerras mundiais, bem como às épocas de transformações, a golpes de estado e a revoluções - evidentemente, quase sempre sob diferentes condições exteriores e considerações políticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário