terça-feira, 10 de maio de 2011

Tipos de erupções vulcânicas

A erupção de um vulcão é uma das maiores catástrofes do nosso planeta. Nas erupções vulcânicas costumam ocorrer sismos e fortes chuvas provocadas pela condensação do vapor de água misturado com as cinzas vulcânicas.

Os tipos de erupções vulcânicas que se observam à superfície da Terra têm consequências e aspectos diferentes, conforme a composição química do magma e a temperatura.
Estes dois parâmetros determinam:

-A maior ou menor viscosidade da lava (isto quer dizer a sua resistência em fluir);
-As condições de expulsão de gases existentes.

Estes são os três tipos de erupções:

Erupção efusiva- caracteriza-se pela emissão tranquila e silenciosa de lava muito fluida, que solidifica lentamente. A lava, muitas vezes, transborda da cratera, provocando autênticos rios de lava.



Erupção explosiva- caracteriza-se pela emissão violenta de produtos vulcânicos. A lava é muito viscosa e solidifica rapidamente, originando domos ou agulhas vulcânicas, que ao subir atingem muitos metros de altura.



Erupção mista- caracteriza-se por apresentar períodos de tranquila emissão de lava, alternando com períodos explusivos de pouca violêcia. As escoadas de lava são geralmente curtas, e apresentam um grau intermédio de viscosidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário