terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Espécies em perigo

Este artigo foi realizado a pensar em animais em vias de extinção, nomeadamente as focas.
Estes animais são capturados nas primeiras semanas de vida, enquanto o seu pêlo ainda é branco, pois com 1 ou 2 meses a sua pele começa a escurecer e perde o valor comercial. As peles destes animais são utilizadas para tapetes, roupas, objectos de adorno e com o óleo das suas peles são fabricadas cápsulas para combater a artrite.

A caça destes animais começou na Rússia em 1964, sendo totalmente ilegal, mas mesmo assim ainda existem pessoas a caçar brutalmente focas. A caça é principalmente praticada na Noruega, no Canadá, na costa Russa e na Gronelândia. Todos os anos são mortas mais de 30 mil focas na costa Russa do Mar Branco e cerca de 275 mil no Canadá, por volta da Primavera porque é nessa altura que as focas grávidas abandonam as águas geladas do mar para dar à luz em plena praia. Os caçadores vão armados com paus com um espigão na ponta, e procedem então a uma trágica e dramática coreografia de espancamento das crias, que acabam por morrer numa lenta e dolorosa agonia.

Os protestos dos ambientalistas da Europa e América do Norte nos anos 70 levaram a uma suspensão da prática de matança de focas-bebés no Canadá e na Gronelândia, mas a caça prossegue. Um estudo realizado no ano passado revelou um declínio do número destes animais nas águas da Rússia, o que permite falar em mais uma espécie ameaçada de extinção.

"Tempos virão em que o Homem julgará a matança de um animal como hoje se julga a matança de um Humano" - disse Leonardo Da Vinci.

1 comentário: