terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A União Europeia


Neste texto vamos falar da União Europeia. Esta ideia surgiu-nos quando abordámos essa matéria na aula de Geografia.

União Europeia surgiu após a 2ºGuerra Mundial, pois a destruição era tanta que os países que perderam a guerra sentiram necessidade de criar um grupo ou comunidade que reunisse esforços, ideias e bens, para abordar problemas comuns e assim obter melhores condições de vida.
Tudo começou em 1952 com a Alemanha,a França, a Itália, o Luxemburgo, a Bélgica e a Holanda (países que sairam perdedores da guerra). Estes formaram a CECA (Comunidade Económica do Carvão e do Aço) em 1952 pelo tratado de Paris para evitar outra Guerra Mundial. Essa comunidade tinha como objectivo a integração das indústrias do carvão e do aço dos países europeus ocidentais. Em Março de 1957 os países acima referidos formaram a CEE, (Comunidade Económica Europeia).

Em 1973, à comunidade juntam-se três outros países: Dinamarca, Reino Unido e Irlanda (1º alargamento).

Em 1981, à Comunidade dos nove, junta-se a Grécia (2º alargamento).

Em 1986, a Comunidade dos dez torna-se a Comunidade dos doze com a adesão de Portugal e Espanha (3º alargamento).

Em 1992, o tratado da União Europeia, assinado em Maastricht, representa uma nova etapa da integração europeia. Nele se fixou um calendário para a criação da moeda única (Euro) que é a realização lógica do processo de construção de um mercado sem fronteiras.

Em 1995, a União Europeia acolhe três novos países: Suécia, Finlândia e Áustria (4º alargamento).

Em 1997, é assinado o Tratado de Amesterdão. Este novo tratado é uma revisão das várias disposições do Tratado de Maastricht, por forma a reforçar a sua eficácia e a responder melhor às perspectivas dos cidadãos.

1 comentário:

  1. este tema foi abordado na aula de geografia, o trabalho foi muito bem executado...

    ResponderEliminar