terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Anne Frank

Annelisse Maria Frank nasceu em Frankfurt a 12 de Junho de 1929 e morreu a 31 de Março de 1945, num campo de concentração na Alemanha.
Anne era uma adolescente de origem judaica, como todas as outras, mas sentia-se muito só.
Era filha de Otto Heinrich Frank e Edith Frank-Hollander e tinha uma irmã mais velha chamada Margot.
No seu aniversário ofereceram-lhe um diário, mas ela não gostava da ideia de ver aquele caderno como o diário, por isso chamou-lhe Kitty e escreveu nele como se estivesse a escrever para uma amiga.
No seu diário escrevia o que pensava e o que sentia.
Anne e a sua família, juntamente com mais quatro pessoas (Peter, Dussel, Sr. e Sra. Van Daan) viveram 25 meses durante a Segunda Guerra Mundial, num anexo de quartos por cima do escritório do pai dela, em Amsterdão, depois de receberem uma carta a dizer que iam ser deportados.
Miep Gies, mais uma pessoa que a ajudava, e que estava lá quando Anne e a sua família foram levados pelos alemães, ainda é viva e actualmente mora na América.
Anne Frank e sua família foram mandadas para o campo de concentração de Auschwitz, na Polónia. Mais do que um campo de concentração, era também um campo de extermínio. Idosos, crianças pequenas e todos aqueles que fossem considerados inaptos para o trabalho eram separados dos demais para serem mortos de imediato.
Todos estes tristes acontecimentos foram devidos a Adolf Hitler, um ditador alemão que achava que tinha de criar uma raça perfeita de pessoas brancas, loiras e de olhos azuis, e para isso tinha de fazer os judeus desaparecer.
Anne Frank e o resto da sua família morreram nos campos de concentração, a não ser o seu pai, que acabou por sair e algum tempo depois encontrou o diário da sua filha, que mais tarde seria publicado e traduzido em 68 linguas como "O Diário De Anne Frank".

2 comentários: