terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Gueto de Varsóvia

Nós escolhemos este tema por causa da exposição que está junto ao Centro de Recursos da nossa escola.

O Gueto de Varsóvia (estabelecido a 16 de Outubro de 1940), foi o maior gueto judaico estabelecido pela Alemanha Nazi na Polónia durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.
Nos três anos da sua existência, a fome, doenças e as deportações para campos de concentração reduziram a população de um total estimado de 380.000 para 70.000 habitantes. O Gueto de Varsóvia foi a primeira insurreição massiva contra a ocupação Nazi na Europa.
Apesar disso, a maioria das pessoas que estiveram no Gueto de Varsóvia foi gaseada no campo de extermínio Nazi de Treblinka.
Um dos mais famosos prisioneiros do gueto foi o pianista polaco Wladyslaw Szpilman.

Imediatamente após a ocupação alemã da Polónia em 1939, os alemães começaram a planear o isolamento da população Judaica de Varsóvia num Gueto. Nessa altura, a administração do Generalgouvernment ainda não tinha sido completamente organizada, e haviam interesses conflituosos entre os três principais poderes: a administração civil, o exército e a SS. Sob estas circunstâncias, o conselho judaico, ou Judenrat, liderado por Adam Czerniakow, conseguiu atrasar o estabelecimento do Gueto por um ano, sobretudo apelando aos militares a considerar como os judeus eram um recurso laboral importante.

No entanto, o Gueto acabou por ser estabelecido pelo Generalgouverneur alemão da Polónia Hans Frank em 16 de Outubro de 1940. Nesta altura, a população do Gueto atingiu um montante estimado de 380.000 pessoas, cerca de 30% da população de Varsóvia. No entanto, o tamanho do gueto era de apenas 2,4% do tamanho de Varsóvia. Os judeus de toda a cidade foram obrigados a deslocar-se para este sector. Os Nazis fecharam então o acesso ao gueto de Varsóvia do resto da cidade. em 16 de Novembro de 1940, construindo um muro em seu redor.
Durante o próximo ano e meio, judeus de cidades e vilas mais pequenas foram trazidos para o gueto, enquanto que doenças, (especialmente o tifo) e a fome (as rações para judeus eram oficialmente limitadas a apenas 184 kcal por dia, ao contrário das 1800 para polacos e 2400 para alemães em Varsóvia), mantiveram o total de habitantes do gueto no mesmo número, aproximadamente.
Durante o próximo ano e meio, judeus de cidades e vilas mais pequenas foram trazidos para o gueto, enquanto que doenças, e a fome (a alimentação para judeus era oficialmente limitada a apenas 184 kcal por dia, ao contrário das 1800 para polacos e 2400 para alemães em Varsóvia), mantiveram o total de habitantes do gueto no mesmo número, aproximadamente.

Em 22 de Julho de 1942 teve início a expulsão em massa dos habitantes para os campos de concentração. Nos 52 dias seguintes, cerca de 300.000 pessoas foram levadas para o campo de concentração de Treblinka ou assassinadas mesmo em Varsóvia.

A situação dos restantes 55.000 ou 60.000 habitantes melhorou então ligeiramente. A fome acabou e as casas sobrelotadas tornaram-se agora vazias. Os judeus que puderam permanecer trabalhavam como escravos para fábricas alemãs dentro do Gueto ou viviam em fuga.

Isto tudo acabou com uma revolta antinazi em 1943.

Sem comentários:

Enviar um comentário