terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Faraó Tutankhamon

Desta vez decidimos falar do Faraó Tutankhamon.
Este faraó nasceu no Egipto por volta de 1346 a.C. Era filho do Faraó Akhenaton.
Ainda existem muitas dúvidas sobre a vida de Tutankhamon. Foi o último faraó da 18ª dinastia. Durante seu curto período de governo, levou a capital do Egito para Memphis e retomou o politeísmo, que havia sido abandonado pelo pai Akhenaton.
Alguns pesquisadores acreditam que tenha sido vítima de uma conspiração na corte e, possivelmente, tenha sido assassinado com um golpe na cabeça, pois o crânio da múmia do faraó apresenta uma perfuração.
Estudos mais recentes efectuados na múmia do faraó revelaram que a causa mais provável da sua morte tenha sido malária. Tutankhamon era também portador de uma doença conhecida como Kohler-Freiberg que provoca inflamação em cartilagens e ossos dos pés.

Tesouros de Tutankhamon

A importância atribuída para este faraó está relacionada ao facto do seu túmulo situar-se no Vale dos Reis e por ter sido encontrado intacto. Nele, o arqueólogo inglês Howard Carter encontrou, em 1922, uma grande quantidade de tesouros. O corpo mumificado de Tutankhamon também estava no túmulo, dentro de um sarcófago, coberto com uma máscara mortuária de ouro. O caixão onde estava a múmia do faraó também é de ouro maciço. No tumulo de Tutankhamon foram encontradas mais de cinco mil peças (tesouros). Entre os objectos estavam jóias, objectos pessoais, ornamentos, vasos, esculturas, armas, etc. Durante a escavação do tumulo de Tutankhamon, alguns trabalhadores da equipa morreram de forma inesperada. Criou-se então a lenda da Maldição do Faraó. Na parede da pirâmide foi encontrada uma inscrição que dizia que morreria aquele que perturbasse o sono eterno do faraó. Porém, verificou-se depois que algumas pessoas morreram após ter respirado fungos mortais que estavam concentrados dentro da pirâmide.

Sem comentários:

Enviar um comentário