terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Doenças sexualmente transmissiveis




Decidimos escolher um dos temas abordados nas aulas de Formação Cívica.
As doenças sexualmente transmissiveis. Escolhemos uma das muitas que existem "A sida".

A SIDA: Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa.
Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções variadas ou certos tipos de cancro. Ainda não foi descoberta a cura para a sida, sendo esta mortal.

Sintomas: Apenas alguns desenvolvem. Ao serem contagiados, os primeiros sintomas são muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Se o inchaço durar 3 meses, está quase confirmado que essa pessoa é portadora do vírus.

Formas de contágio: : (...) Partilhar seringas , relações sexuais com portadores, sexo oral,transmissão ao feto pela mãe, tatuagens com agulhas não esterilizadas, partilhar objectos cortantes e pessoais (lâminas, escovas de dentes, máquinas de barbear (...)

Formas de prevenção: Não é aconselhavél ter relacões com portadores do virus, mas caso isso aconteça devem usar-se SEMPRE métodos contraceptivos. Apesar de isso não garantir a proteção total da pessoa.

2 comentários: