terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os modos.

Modo indicativo-indica factos, certezas:

- Presente ( eu estudo );
- Futuro (eu estudarei );
- Pretérito Perfeito ( eu estudei );
- Pretérito Imperfeito ( eu estudava );
- Pretérito- Mais- que -Perfeito ( eu tinha estudado ).

Modo condicional- possibilidade que depende de uma condição:

- Presente ( eu estudaria ).

Modo conjuntivo- hipótese, dúvida, desejo...:

-Presente ( eu estude );
-Pretérito Imperfeito ( eu estudasse ).

Exemplos:

Modo conjuntivo

Verbo andar

Presente:

Eu ande
Tu andes
Ele ande
Nós andemos
Vós andeis
Eles andem

Pretérito Imperfeito:

Eu andasse
Tu andasses
Ele andasse
Nós andássemos
Vós andásseis
Eles andassem

Modo condicional

Presente:

Eu andaria
Tu andarias
Ele andaria
Nós andariamos
Vós andarieis
Eles andariam

1-Eles diziam que o teste era fácil.
1.1-Diziam-está no pretérito imperfeito do modo indicativo.

2-Embora esteja bom tempo, não vamos sair.
2.1-Esteja-está no presente do modo conjuntivo.

3-Eu andaria se não estivesse aleijado.
3.1-Andaria-está no presente do modo condicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário