terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Discriminação Racial


DISCRIMINAÇÃO RACIAL: Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Discriminação e perseguição com base na raça ou religião são claras violações desse princípios.
A discriminação racial e religiosa continua a ser um dos maiores problemas de direitos humanos no mundo actual, atingindo tanto minorias quanto, em alguns casos, populações inteiras.
A discriminação racial pode tomar muitas formas, desde a mais brutal forma de racismo - o genocídio e o apartheid, - até às formas mais encobertas por meio das quais determinados grupos raciais e étnicos são impedidos de beneficiarem dos mesmos direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais comuns a outros grupos da sociedade.
Está inscrito na Lei que todas as pessoas podem usufruir de inúmeros direitos, independentemente da côr, raça, estatuto social-económico ou mesmo, das suas ideias. Aos olhos de uma democracia e de uma sociedade que apela para a igualdade, os acontecimentos nem sempre demonstram que somos todos iguais.
Os negros, ciganos, asiáticos, indianos, chineses, japoneses e tantos outros que povoam o nosso país de brandos costumes, são pessoas iguais aos portugueses. De carne e osso, cujas únicas diferenças são uma pele mais escura, uns olhos mais rasgados ou um vestuário totalmente diferente daquele a que nos habituámos a ver.
Para mais informações sobre os Direitos Humanos e sobre as Nações Unidas podem consultar este site: http://www.gddc.pt/direitos-humanos/index-dh.html

2 comentários: